Cova da Beira: Veja aqui o que muda no seu Centro de Saúde

O ACES Cova da Beira vai proceder à reorganização do atendimento com o objetivo de reforçar a proteção de doentes e profissionais de saúde, com base das diretrizes da Administração Regional de Saúde do Centro para contenção do Covid19.

Em declarações à RCC, Manuel Geraldes, diretor do ACES Cova da Beira, explicou as medidas que têm como “objetivo evitar que as pessoas se desloquem aos centros de saúde”. As renovações de receituário, por exemplo, “vão passar a ser enviadas, dentro do possível, por mensagem”. Por outro lado, as baixas dos doentes crónicos,” podem ser pedidas por via telefónica que serão enviadas por correio via CTT”.

No que toca às consultas, “todas as que estavam programadas serão reagendadas”, excetuando as de saúde infantil e saúde materna. A primeira consulta do bebé e o teste do pezinho também se mantêm, bem como a vacinação. No planeamento familiar vai ser “garantida a normal entrega de produtos anticoncecionais”.

No atendimento presencial, aos doentes que se deslocaram a estas Unidades de Saúde será feita uma triagem que irá separar os doentes com problemas respiratórios dos restantes por dois circuitos distintos. Na Covilhã, por exemplo, “os doentes que apresentem problemas respiratórios serão atendidos na zona do Centro de Diagnóstico Pneumológico, depois de receberem uma máscara cirúrgica”.

No que toca à declaração para os encarregados de educação de menores de 12 anos ficarem em casa, o ACES Cova da Beira pede que “não se dirijam ao centro a pedir essa declaração, pois pode ser impressa em casa e entregam na entidade patronal que a fará chegar à Segurança Social”.

O ACES Cova da Beira vai ainda reforçar o atendimento ao domicílio para que os doentes não se desloquem aos Centros de Saúde.