CIMBSE aconselha encerramento de piscinas municipais e pavilhões

Conselho Intermunicipal da CIM Beiras e Serra da Estrela, CIMBSE, deliberou, na reunião de ontem, “medidas concertadas” de proteção face ao COVID-19, entre elas o adiamento de eventos e possível encerramento de espaços públicos.

Segundo o comunicado a que a RCC teve acesso, foi decidido a “realização de uma reunião de urgência dos responsáveis municipais pela área da Proteção Civil, tendo como objetivo a harmonização dos planos de contingência municipais”.

O documento avança que perante a “situação de emergência” provocada “pelos riscos de alastramento da contaminação” e face “às recomendações emanadas pela Direção-Geral de Saúde” (DGS) o Conselho recomenda, “a todos os organizadores de eventos, o adiamento dos mesmos, caso envolvam potencialmente a presença de mais de 100 pessoas em espaços fechados ou de mais de 1000 pessoas em espaços ao ar livre”.

Foi também aprovada a “recomendação para o encerramento de espaços municipais de utilização coletiva com maior potencial de disseminação viral como piscinas municipais e pavilhões desportivos.

Contatado pela Rádio Covilhã, José Miguel Oliveira, vereador na Câmara Municipal da Covilhã, avança que o Conselho Municipal de Proteção Civil já reuniu e em breve serão tomadas medidas com base no seu parecer”.