CMC cria linha de apoio psicológico e centro de rastreio para a Cova da Beira (com som)

O despacho que implementa medidas extraordinárias no concelho da Covilhã foi aprovado, por unanimidade, na reunião de Câmara da Covilhã, que decorreu esta manhã por videoconferência.

No final, nas declarações aos jornalistas, Vítor Pereira divulgou o despacho com a totalidade das medidas.

Os interessados em beneficiar destas medidas devem contactar as juntas de freguesia, para ajudar na digitalização dos documentos necessários, ou enviar por correio, explicou Vítor Pereira.

Há outras medidas, para além das que constam no despacho e que serão implementadas em toda a Cova da Beira, nomeadamente “abrir o mais rapidamente possível um centro de rastreio, semelhante ao que existe no Porto”, disse ainda o autarca, vincando que poderá ficar instalado no Parque Industrial do Tortosendo.

Para o autarca a dificuldade é encontrar kits no mercado internacional, mas garante que as 3 autarquias, Covilhã, Fundão e Belmonte, estão a trabalhar nesse sentido.

Vítor Pereira acrescentou ainda que está a trabalhar, junto com hoteleiros para haver uma retaguarda para profissionais de saúde e de segurança que não queiram regressar a casa para não contaminar as famílias nem serem contaminadas. A medida pode também contemplar os doentes que “estejam em fase de recobro”.

A autarquia está também a criar linha de apoio psicológico para apoio aos munícipes e juntamente com as juntas de freguesia, a coordenar o fornecimento de medicamentos e alimentação aos cidadãos mais vulneráveis.