Já são conhecidas as 7 “Mulheres Notáveis” 2020

O galardão “Mulheres Notáveis” é atribuído por iniciativa da CooLabora e dos Municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão, no âmbito do plano intermunicipal de igualdade e pretende destacar o papel da mulher na esfera pública. A cada dois anos são distinguidas sete mulheres da Cova da Beira, a cerimónia de entrega decorreu na última sexta-feira, na sala de imprensa do casino fundanense.

As sete mulheres notáveis de 2020 da Cova da Beira são:  

Elisa Pinheiro, ex-diretora do museu de lanifícios da Universidade da Beira Interior e investigadora no Centro de História Sociais e Humanas, recebeu o galardão na área da Cultura. 

Maria José Madeira, professora e investigadora na Universidade da Beira Interior, recebeu o galardão na área da Educação.

Isaura Reis, licenciada em economia, foi a primeira vereadora com pelouros na câmara da Covilhã, fundadora do Sindicato dos Professores da Região Centro recebeu o troféu na área da Cidadania.

Ana Paula Pereira, professora de educação física no Agrupamento de Escolas do Teixoso e treinadora de Boccia no desporto adaptado foi distinguida na área do Desporto.

Lurdes Carvalho, sócia da Quinta dos Termos e licenciada em engenharia têxtil, recebeu o troféu na área da Economia.

Rosária Janeira, a primeira mulher autarca do concelho do Fundão que presidiu, durante oito anos, à junta de freguesia de Castelejo, foi distinguida com o galardão na área da Política.

Clara Fernandes, primeira doutorada em design moda, por uma universidade portuguesa, recebeu o galardão na área da Ciência.

Referir que numa primeira fase o público nomeia e após validação por parte da organização com base no regulamento, o júri delibera. Este ano foram nomeadas 116 mulheres e foram admitidas 60.