UBI com projeto de um milhão para ajudar setor agroalimentar

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai liderar um consórcio que se destina à qualificação de Pequenas e Médias Empresas (PME’s) do setor agroindustrial, para a adoção de soluções inovadoras e sustentáveis, que permitam aumentar a sua produtividade, eficácia e eficiência ao nível da indústria 4.0 e economia circular, anuncia a nota de imprensa.

Segundo o documento, o projeto S4Agro– Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial, vai receber mais de um milhão de euros, no âmbito do COMPETE 2020,  “para promover a sustentabilidade ambiental, a salvaguarda de recursos, a segurança de processos e a sustentabilidade económica das empresas do setor agroindustrial”.

O projeto consiste no desenvolvimento de estudos em várias temáticas associadas à sustentabilidade dos subsetores da indústria da carne, hortofrutícolas, produtos lácteos e de padaria de todo o país, mas sobretudo nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, onde se localiza o maior número destas empresas.

As empresas vão ser apoiadas ao nível de boas práticas, na escolha e utilização de embalagens primárias e secundárias mais ecológicas e sustentáveis, ao longo do projeto serão ainda identificados os fatores críticos associados à redução e valorização de desperdícios com vista à melhoria da eficiência produtiva e redução dos impactes ambientais.

O S4Agro vai ficar sedeado no C-MAST – Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies da UBI e começa a ter execução física a partir de abril deste ano. Teve esta sexta-feira, dia 6 de março, a sua a 1º reunião, que decorreu na Faculdade de Engenharia da UBI.

O consórcio é composto pela UBI, Universidade de Évora (UÉvora), Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster).