Centro de testes à Covid-19 já está a funcionar

Iniciaram-se esta manhã os rastreios à Covid-19 no centro de testes implementado no Complexo Desportivo da Covilhã, um investimento de 150 mil euros por parte das três autarquias da Cova da Beira, “um esforço significativo dos três municípios” disse Vítor Pereira em declarações à comunicação social. “É a prova que os municípios estão unidos pelo objetivo de salvar vidas”, salientou o presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

Em simultâneo foi também aberto no Fundão, junto ao Centro de Saúde, um centro de colheitas, “duas estruturas que ficam disponíveis para a população e que se complementam”, disse Paulo Fernandes, autarca do Fundão, que deixa a mensagem à população de que “o facto de termos estas estruturas não significa que possamos baixar a guarda”. “Isto é o princípio para estarmos em segurança ao mesmo tempo que vamos abrindo a sociedade empresarial”, acrescenta o edil.

O centro do Complexo Desportivo funcionará 6 horas diárias, com 3 elementos a trabalhar, 2 enfermeiros e um assistente operacional, explicou João de Deus, da autoridade de saúde. As marcações serão feitas a cada 20 minutos, num sistema de “drive-through”, no entanto poderão baixar para 15 minutos. Para já estão disponíveis 2150 testes de zaragatoa. Após a realização do teste, o utente será posteriormente contactado para conhecer o resultado.