Covid-19: Dois projetos de investigação da UBI obtêm financiamento da FCT

Dois projetos da Universidade da Beira Interior vão receber financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do apoio Research 4 Covid-19.

Com avaliação global de 4 valores (notas de 0-5), o projeto “CheckImmune”, de Miguel Castelo Branco, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, vai receber um financiamento no valor de 28 mil 750 euros. Este é um projeto que faz uma análise ao sistema de imunidade aos infetados por Covid-19, disse Miguel Castelo Branco. “Vamos fazer uma análise, por amostragem, aos anticorpos da população da Beira Interior e fazer uma comparação com os doentes que tiveram a doença”, explica o coordenador do projeto. O objetivo é perceber que pessoas “já têm a imunidade contra o vírus”.

O segundo projeto da UBI premiado, obteve uma avaliação de 4,9, a mais alta das candidaturas aprovadas, chama-se “Track and Trace Covid-19”, recebeu um apoio de 28 mil 700 euros, e é coordenado por Carla Patrícia Alves Freire Madeira, docente do Departamento de Ciências Médicas da UBI, e investigadora no Centro de Investigação em Ciências da Saúde. Pretende desenvolver um método de diagnóstico rápido para a deteção da Covid-19, que possa funcionar como uma alternativa mais rápida e eficaz aos clássicos métodos de PCR.

Os apoios a conceder são financiados ao abrigo do Regulamento dos Apoios Especiais, publicado no Diário da República através do Aviso n.º 11367/2010, de 8 de junho.