Delegada de saúde dá conselhos que salvam vidas (com sons)

A coordenadora da saúde pública do ACES Cova da Beira, Henriqueta Forte, em entrevista à RCC, deixou à população vários conselhos para ultrapassar esta pandemia em segurança, deixando a garantia de que o mais importante “é o isolamento social”.

Henriqueta Forte reconhece que nesta “época de festa” a dificuldade de se cumprir com o isolamento pois “estão muitas famílias separadas” e volta a pedir que quem venha do estrangeiro para ter o cuidado de “fazer distanciamento social”. Seguindo as normas “estamo-nos a proteger a todos”.

No que toca aos cuidados pessoais, Henriqueta volta a frisar a importância da lavagem das mãos e salienta que “só no caso de não ter possibilidade de água e sabão é que deve usar soluções alcoólicas. Vinca também na atenção que se deve ter a maçanetas, corrimões e outras superfícies.


Na questão do take-away e entregas ao domicílio, a delegada de saúde do ACES Cova da Beira pede os cuidados com os alimentos “que sempre foram pedidos”, e alerta que caso se desloque a um take-away, a primeira coisa que deve fazer quando chega a casa é lavar as mãos antes de tocar nos alimentos.