Presidente dá por garantido estado de emergência até 1 de maio

O Presidente da República deu hoje por praticamente garantida a renovação do estado de emergência até ao dia 1 de maio, mas considera prematuro pensar já numa quarta renovação até meados do próximo mês.

“Depende do que for a situação, do quão tivermos ganho este combate em abril”, afirmou aos jornalistas no Palácio de Belém. “Temos de fazer o acompanhamento dia a dia, pois queremos que a nossa recuperação seja contínua e não haja risco de recaídas, que são sempre mais difíceis”, sublinhou.

Marcelo Rebelo de Sousa repetiu a ideia de que é preciso ganhar abril para haver uma luzinha em maio, mas sob condição: “Se queremos perspectivas no mês de maio, temos de garantir, até ao final de abril, um decrescimento em números absolutos da infecção”. Para isso, sublinhou, “não podemos afrouxar nem baixar a guarda”.

Na próxima quarta-feira, depois de nova sessão técnica sobre o evoluir da situação portuguesa, o Presidente irá ouvir o Governo sobre a proposta de renovação do estado de emergência, que terá de ser votada no parlamento na quinta-feira.

Em qualquer caso, Marcelo considera que não deverá haver necessidade de “repetir restrições tão restritivas como na Páscoa” e agradeceu aos portugueses a forma como estão a respeitar essas restrições, pedindo que o continuem a fazer até segunda-feira.