25 de Abril e 1º de Maio para dar “expressão à indignação, protesto e reivindicações dos trabalhadores”

A União dos Sindicatos de Castelo Branco, USCB, apela à mobilização para as comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio, “embora respeitando as regras do atual quadro”, vinca o coordenador da estrutura sindical, Luís Garra, em comunicado.

Sobre o 25 de Abril o apelo é feito “aos trabalhadores e à população em geral, para, às 15h00, vir às janelas, varandas e pátios cantar a Grândola Vila Morena e o Hino Nacional, respondendo ao apelo da Associação 25 de Abril”.

Para o Luís Garra “no atual quadro, o 1º de Maio assume ainda maior importância” e deve ser “dia de festa e de luta dos trabalhadores”, garantindo que na Covilhã “será o momento para a denúncia e reivindicação”.

Embora não havendo as tradicionais manifestações, comícios e convívios de expressão pública, ainda assim a USCB garante que irá “assinalar esta data na Covilhã, em Castelo Branco, no Tortosendo e nas Minas da Panasqueira, em moldes diferentes, mas não menos significativos”.

Quanto a temas a abordar nestas jornadas de luta, no comunicado, a USCB afirma que “o reforço consistente do Serviço Nacional de Saúde e dos serviços públicos em geral”, “as medidas tomadas para enfrentar a presente situação que se revelam muito desequilibradas”,  o aproveitamento da situação “para um profundo ataque aos direitos, desde o emprego, aos salários, aos direitos consagrados na lei e na contratação coletiva”, não poderão ser esquecidos.

Garra vinca que a USCB “estará na rua, garantindo as necessárias medidas de proteção e distanciamento”, para exigir “medidas de defesa da saúde e dos direitos, que nos façam sair reforçados rumo a uma sociedade mais justa, com um Estado a assumir as suas responsabilidades ao serviço do País, com trabalho com direitos e um perfil produtivo que dê resposta às necessidades dos trabalhadores e do povo”.