A Confederação dos Agricultores de Portugal, CAP, considera positiva a medida, do Governo, que face à acentuada quebra das vendas e consequente descida abrupta de preço, permite a retirada de produto do mercado. Um regime que foi já estendido aos denominados pequenos frutos e que aquela confederação considera que pode ser alargado.
À semelhança do que aconteceu com os pequenos frutos, o mecanismo de retirada de produto do mercado (em troca de uma compensação financeira aos agricultores, com a produção a ser canalizada para organizações caritativas) deve ser alargado a todos os setores de produção. Da mesma forma, devem ser adotadas medidas de apoio, entre outras, a setores como a pecuária, nomeadamente à secagem do leite de cabra e de ovelha; ou à armazenagem privada de leitões que, nas atuais condições de mercado, têm sido abatidos e congelados.
A Confederação entende também que devem ser ponderadas outras medidas adicionais a serem adotadas no curto prazo pelo Ministério da Agricultura, que permitam fazer frente às graves dificuldades sentidas pelos produtores.
A CAP está, neste momento, a elaborar um documento exaustivo, com propostas concretas de medidas extraordinárias de apoio aos mais diversos setores da Agricultura nacional, e que enviará ao Governo e à Comissão Europeia.