Panasqueira: Mineiros vão receber corte “abusivo” nos salários

A Autoridade para as Condições do Trabalho, ACT, notificou as Minas da Panasqueira, a devolver o valor descontado nos salários dos mineiros que participaram num plenário no dia 17 de março, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM).

Recorde-se que os mineiros que participaram num plenário de trabalhadores tiveram um corte no salário de 2:30h, com a empresa a justificar o corte por considerar ilegal esta realização. Segundo o sindicato e “na sequência da recente denúncia, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) notificou a empresa para proceder ao apuramento das quantias em dívida aos trabalhadores” e proceder à sua devolução, lê-se no comunicado.

Segundo aquela estrutura sindical, a Beralt Tin & Wolfram (empresa concessionária das Minas da Panasqueira que integra uma multinacional) tudo fez para tentar impedir a realização do plenário, “pondo em causa os direitos dos trabalhadores”.

Para o Sindicato, o desconto é uma “penalização” que a empresa adotou por não ter conseguido inviabilizar o plenário.

Na altura, contactado pela agência Lusa, Corrêa de Sá, administrador da empresa, confirmou que a empresa procedeu ao desconto por considerar que a realização do plenário foi “ilegal”, uma vez que teria sido feito “contra todas as recomendações” das autoridades de saúde e contra o plano de contingência, que foi ativado no início de março e que impede a realização de reuniões com um grande número de pessoas, face à covid-19.

Imagem: A Terceira Dimensão