Setor têxtil com dois panoramas distintos: Lanifícios a laborar e confeções quase paradas

“No setor dos lanifícios estão todas as empresas a trabalhar, estando a FITECOM em ‘Lay-Off Parcial’”, disse Marisa Tavares, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, à RCC, acrescentando que a principal preocupação é no setor das confeções pois “quase todas empresas deste setor recorreram ao lay-off”.

A trabalhar está, no Fundão, a Twintex, e na Covilhã, no Parque Industrial do Tortosendo, a Torbes, “que ainda tem trabalho”, explicou. A estas acrescenta-se uma pequena empresa, sediada no Parque Industrial de Castelo Branco, enumera Marisa Tavares.

A sindicalista explica que o Sindicato está preocupado com a “questão de os trabalhadores estarem sem subsídios de refeição que ajudava a suprimir os descontos que se faz à segurança social”, no entanto a preocupação principal é “a retoma que vai ser lenta”.

No entanto, a presidente do sindicato espera uma “atitude otimista” e que com “a reabertura das lojas as empresas consigam voltar à normal laboração”. “Espero que os trabalhadores mantenham a luta pelos seus direitos” termina.