Casos de Manteigas e Fundão: “morrer de Covid-19 ou com Covid-19?”

Dois dos últimos óbitos na Beira Interior de pessoas infetadas com Covid-19, residentes em Manteigas e no Fundão, voltaram a trazer para a ordem do dia uma questão já levantada pela Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, em que explicou que “é diferente morrer com Covid-19 ou morrer de Covid-19” e há casos em que é necessário levar vários fatores em linha de conta.

No concelho de Manteigas, o óbito de uma pessoa infetada com o novo coronavírus, e que segundo o presidente da Câmara Municipal ocorreu na última semana no Hospital de Viseu, acabou por ser retirado do boletim epidemiológico da ULS Guarda. O caso não é contabilizado pela DGS como vítima desta doença por “as causas da morte não serem imputadas à Covid-19”, disse hoje a delegada de saúde da Guarda à Rádio Covilhã.

Ao que tudo indica, o caso da idosa residente no Fundão que hoje faleceu no CHUCB também não será incluído pelas entidades de saúde na estatística de óbitos por Covid-19, dada a gravidade do seu boletim clínico e do seu internamento não estar relacionado diretamente com o novo coronavírus. Uma situação que, apesar dos esforços efetuados, não conseguimos ainda apurar.

Este novo caso do Fundão, de teste positivo à Covid-19, foi mesmo o único de hoje na Beira Interior, que soma agora 155. A boa notícia do dia é o acréscimo de 5 recuperados aos totais da região, estando neste momento 74 pessoas recuperadas.


Consulte o mapa aqui