“Produzir no campo, vender na cidade”: Une produtores e consumidores da região de forma digital

“Produzir no campo, vender na cidade” é o projeto liderado pela  Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, ADACB que acaba de lançar a plataforma online “cultivar.pt”, que pretende, “numa primeira fase e num momento tão complexo como o que estamos a atravessar face à pandemia de Covid-19, criar um espaço virtual que promova a comercialização de produtos locais e que, ao mesmo tempo, estabeleça uma ligação estreita entre produtores e consumidores”, explica a Associação em nota de imprensa.

A associação vinca que a filosofia da iniciativa é ajudar os produtores a escoar os seus produtos, para “obter rendimentos para continuarem a sua atividade e garantirem a sua subsistência”, considerando-a uma alternativa “para comprar produtos sem sair de casa”, apela também aos produtores que “se inscrevam neste mercado virtual para que ele tenha uma oferta alargada e seja suficientemente atrativo para quem compra e quem vende”.

Segundo o documento, “numa segunda fase, este espaço contemplará informação sobre mercados, feiras, romarias e outros certames da região centro, com identificação de produtores e produtos, integrando ainda um estudo sobre esta temática e a disseminação de boas práticas”.

A ADACB estimula ainda “toda a Região Centro a envolver-se nesta iniciativa, apoiando-a e divulgando as suas enormes potencialidades, para que ela alcance, rapidamente, os seus objetivos”.

A plataforma integra o projeto “produzir no campo, vender na cidade” que tem financiamento aprovado no âmbito do PDR 2020 (Área 4 – Observação da agricultura e dos territórios rurais).