Covilhã: PCP contra exploração de lítio na Argemela

A Direção da Organização Regional de Castelo Branco do Partido Comunista Português (DORCB – PCP), reuniu na Covilhã no último sábado e, após analisar o processo relativo ao pedido de atribuição dos direitos de concessão de exploração de Lítio e Estanho na Serra da Argemela, promovido pela empresa PANNN, mostra-se “contra a atribuição desses direitos”, anuncia em comunicado.

O PCP sustenta a sua posição no facto de “não estarem asseguradas as condições para a exploração, com a garantia do interesse nacional de criação de riqueza para o País, para a Região e para as Populações, nem garante a necessária e imperiosa manutenção do equilíbrio ambiental nos ecossistemas existentes”, vincam ainda que “a exploração por qualquer empresa privada, dominada pelo capital transnacional, significa a saída do País das mais valias obtidas com a exploração”, frisa o documento.

No comunicado enviado à Rádio Covilhã, o PCP frisa no entanto que “este parecer não invalida a posição de princípio do Partido que defende que o País, face à sua situação financeira e económica, deverá aproveitar os seus recursos naturais, de forma sustentável, com o reforço e intervenção do sector empresarial do estado neste sector da mineração, que consideramos estratégico na implementação de uma politica patriótica e de esquerda”.

A posição do partido surge na sequência da publicação do aviso em Diário da República, a 2 de abril, para consulta pública. Prazo que foi interrompido devido ao Estado de Emergência, retomando a contagem a 3 de maio e prolongando-se até 16 de junho.