UBI: #ElasAoSomDaFábrica vai “resgatar memórias das mulheres operárias da Covilhã”

Os alunos finalistas do curso de Ciências da Cultura da Universidade da Beira Interior estão a criar o projeto “Elas ao Som da Fábrica” que pretende “resgatar memórias materiais e imateriais das mulheres operárias fabris na indústria de lanifícios da Covilhã e região que circunda a Serra da Estrela”, descrevem em comunicado.

Inicialmente pensado em formato presencial, o “Elas ao Som da Fábrica” será apresentado em formato digital face à Covid-19 e pretende “dar ênfase ao papel desempenhado pela mulher operária, na indústria de lanifícios, essencialmente no período da diáspora”, com o foco em “não deixar cair em esquecimento as histórias de vida que são comuns a toda uma geração de mulheres”.

O início das atividades está marcado para as 18:00 de dia 5 de junho com a apresentação do ‘teaser’ do projeto, seguido de um áudio de operárias, de um momento performativo, de um momento de dança e do visionamento de curtas-metragens relacionadas com o tema, bem como dos trabalhos da realizadora Vanessa Duarte (Da meia-noite para o dia) e da realizadora Luísa Soares (Trama). No dia 6 de junho, também a partir das 18:00, as atividades integram um áudio de operárias, o visionamento de um ‘making-of’ dos artistas e a apresentação de um momento musical com as Cantadeiras da Casa do Povo do Paul. No dia 7 de junho, além de um áudio com as operárias, será apresentado um momento musical com um artista.

O projeto é desenvolvido em articulação com a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 e em parceria com o Museu dos Lanifícios e Coolabora.