JF Cortes do Meio denuncia que há alunos impedidos de regressar às aulas por falta de transporte

“Não entendemos como é que nesta fase há freguesias de primeira e freguesias de segunda”. Foi desta forma que Jorge Viegas, presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, descreveu à Rádio Covilhã, a situação da falta de transportes públicos naquela freguesia. 

“Há freguesias que estão a ter o seu transporte público ainda que com redução significativa no número de carreiras”, sustentou o presidente, vincando que “não entende como é que no mesmo concelho há cidadãos de primeiro e de segunda”, no entanto ressalva “que estamos a lutar para que seja reposta a situação de igualdade que é algo constitucional num estado de direito”.

“Uma situação que se agrava”, pois, os alunos “estão privados do transporte”, acrescentou ainda Jorge Viegas, referindo-se aos alunos do 11º e 12º ano que não podem deslocar-se para as aulas presenciais que retomaram na segunda-feira. “Já manifestámos a nossa preocupação e indignação junto da Auto Transportes do Fundão e da Câmara Municipal”, no entanto “certo é que a situação se mantem na mesma e não se vislumbra nenhuma solução”, salienta.

Para resolver a situação, a Junta está a falar com todos os alunos para “perceber quais são as suas necessidades de transportes e pôr a carrinha de 9 lugares da Junta a deslocar-se até ao cruzamento onde passam pelo menos duas carreiras”. “Nesta fase é o que podemos fazer para ajudar os alunos a não faltar às aulas”, reitera, acrescentando que “sabe que isto não é uma competência da Junta de Freguesia mas tem que se arranjar uma alternativa”.

“O transporte público vem dos nossos impostos e é um direito que assiste a todos” termina.