Lar do Ferro requalifica espaço para utentes receberem visitas

A Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro está a criar um espaço intitulado de “Recanto das emoções” para que os utentes recebem visitas dos familiares, anunciou em nota de imprensa.

A IPSS vai requalificar o espaço exterior, antigo tanque de rega, com acrílico, para que os idosos possam assim receber visitas dos familiares de forma segura, inibindo o contacto físico, de forma a prevenir a transmissão do vírus, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde.

A decisão da reabertura das estruturas residências para idosos, nesta fase de mitigação, aos familiares dos utentes residentes, foi “ponderada minuciosamente”, refere a nota, que vinca ainda que o encerramento das visitas em março, gerou “uma luta quotidiana e um esforço hercúleo, por parte dos funcionários e dos idosos, no intuito de preservar o bem-estar, a segurança e a saúde dos que mais necessitam.”

Segundo o documento, de forma a acatar as indicações da DGS, a IPSS devido às especificidades das instalações, decidiu recondicionar um espaço amplo, com condições de arejamento, idealmente no exterior, para assegurar o distanciamento físico entre os participantes na visita, mantendo, pelo menos, 2 metros entre as pessoas, e identificando, visivelmente, as distâncias.

A criação do “Recanto das Emoções” irá permitir visitas diárias, com marcações prévias. A instituição prevê que o espaço esteja concluído no dia 1 de junho.

Recordar que, no passado dia 12 de maio, a DGS anunciou que os lares e as unidades de cuidados continuados poderão voltar a receber visitas, a partir da próxima segunda-feira. Para isso, terão de indicar um funcionário autorizado a gerir as visitas e os encontros, através de marcação prévia. A autoridade de saúde explicou que as visitas só estarão vedadas a quem apresente sintomas indicativos de covid-19 ou que tenham estado doentes nos últimos 14 dias. Também idosos com sintomas não poderão receber visitas.