Linha da Beira Baixa: Novo carril no troço Covilhã-Guarda já está em Maçainhas

Apesar da pandemia a obra no troço Covilhã – Guarda da Linha da Beira Baixa não parou e a colocação de novo carril está a chegar junto a Maçainhas. Recordar que a sua colocação é feita na direção Guarda – Covilhã. No que diz respeito às pontes, todas as do troço, exceto a da Carpinteira, junto à estação da Covilhã, estão prontas a receber a nova via, avança a página Linha da Beira Baixa, que faz um acompanhamento exaustivo da obra e onde encontra diversas galerias fotográficas a documentar o seu andamento.

Faltam pouco mais de 3km para que o novo carril encontre o renovado em 2009. Uma renovação que abrangeu cerca de 10km de via entre a Covilhã e Caria.

Para além do carril também o fio elétrico está a ser suspenso nos postes de catenária no sentido Guarda – Covilhã. Atualmente já chegou ao Barracão onde também se podem observar as balizas de Convel (sistema de controlo de velocidade e sinalização) nas travessas junto ao apeadeiro do Sabugal.

Com mais de um ano de atraso, a inauguração do troço entre a Covilhã e a Guarda da Linha da Beira Baixa só deverá ocorrer janeiro de 2021.

Segundo o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, na sua última visita à região, a dificuldade nas obras não é dinheiro, mas sim “problemas de projeto, falta de mão-de-obra e problemas ambientais que fizeram com que a obra se atrasasse”.

O governante sublinhou que há “dificuldades dos construtores, que às vezes não conseguem ter sequer recursos humanos para canalizar para as obras” e ainda “dificuldades da contratação pública” que também contribuem para o atraso da obra.

Foto: Samuel Inácio