Centros de Saúde vão retomar atividade programada. Conheça as regras

O ACeS Cova da Beira “está em condições de retomar, de forma gradual e progressiva, as atividades programadas, suspensas na sequência da pandemia por Covid-19” nos seus centros de saúde, anuncia em comunicado.

Atualmente, estão a ser pré-agendadas as consultas de saúde do adulto, planeamento familiar, saúde materna e saúde infantil, vacinação e domicílios, mas “privilegiando a teleconsulta”. O objetivo é que “pelo menos 50% da atividade assistencial seja não presencial”. No que toca aos rastreios oncológicos, estes irão reiniciar-se “consoante o plano de retoma de cada hospital e da Liga Portuguesa contra o Cancro”, descreve no documento.

Como medidas de segurança, o ACeS Cova da Beira salienta que os utentes devem respeitar medidas como “pré-agendamento, através de contacto telefónico, das consultas programadas e de situações agudas, com hora marcada e espaçadas por 30 minutos; Cumprimento rigoroso do horário marcado para a realização da sua consulta, deslocando-se às unidades de saúde apenas com 5 ou 10 minutos de antecedência, a fim de reduzir o tempo de permanência e a redução do número de pessoas na sala de espera; Salvaguardar um distanciamento mínimo de 2 metros entre cada utente nos espaços e nas salas de espera; Alertar previamente a unidade de saúde, em caso de eventual presença de sinais e sintomas que possam indiciar infeção por Covid-19, nomeadamente, febre, tosse ou dificuldade respiratória; Todos os utentes e acompanhantes devem, obrigatoriamente, ser portadores de máscara, e efetuar a desinfeção das mãos à entrada e saída da unidade de saúde; Permanecer na sala de espera até à chamada para a sua consulta, evitando a circulação no interior das instalações; Para evitar aglomerados e diminuir o risco de contágio, só é permitida a entrada de um acompanhante no caso de crianças ou utentes com incapacidade.

O ACeS da Cova da Beira reforça, ainda, que os utentes devem continuar a privilegiar os canais alternativos de contacto, email e/ou telefone, assim como reservar a ida às unidades de saúde para atos que não possam ser resolvidos sem ser presencialmente.