Covid-19: Pela 2ª vez funcionários de lares do Fundão tiveram teste negativo

Depois de ter realizado cerca de 600 testes rápidos a funcionários de lares do concelho, a Câmara Municipal do Fundão realizou uma segunda fase de testagem, na última semana, em que foram realizados mais 500 testes com zaragatoa, e “uma vez mais todos tiveram resultado negativo”, anunciou, em declarações à nossa reportagem, Paulo Fernandes, presidente do município.

A primeira fase aconteceu há cerca de um mês e “aí foram usados testes serológicos, com o objetivo de rapidamente encontrar algum foco de contaminação, o que não se verificou”, congratulou-se o autarca, frisando que a câmara “avançou para esta segunda fase, já com outro tipo de testes, para consolidar a triagem e também numa lógica preventiva, no sentido de rapidamente debelar alguma cadeia de transmissão que tivesse ocorrido”, o que, vinca “felizmente não se verificou uma vez que todos dos testes foram negativos”.

Embora a iniciativa tivesse especial enfoque nos funcionários de lares, “houve alguns utentes que foram testados, especialmente aqueles que por algum motivo se ausentaram das instalações, para se deslocarem por exemplo a unidades de saúde”, explicou Paulo Fernandes.

Mostra-se “naturalmente satisfeito” com os resultados negativos, refere que “já tinha ficado mais descansado na primeira fase”, mas com estes resultados fica “aliviado”. Ainda assim relembra que “é preciso manter todas as cautelas, continuando a trabalhar com as IPSS que têm sido extraordinárias, no trabalho que desenvolvem no concelho”.

Esta segunda fase foi uma parceria com a Segurança Social, disse o autarca, frisando que a Câmara suportou todos os custos, mas espera ser ressarcida de 50% do investimento feito.

O autarca salienta ainda que dentro de três semanas irá realizar uma terceira fase de testes de “natureza serológica, para continuar a acompanhar este setor que é dos mais sensíveis e dos mais problemáticos no âmbito do risco desta pandemia”, acrescentando que “a preocupação está agora relacionada com esta fase de desconfinamento, com a abertura de consultas externas” o que levará “a mais saídas de utentes dos lares”. Com esta terceira fase pretende “acompanhar as consequências deste momento de desconfinamento”.

Também durante esta semana e na próxima, todos os funcionários de creches e de instituições que lidam diretamente com a infância, do concelho do Fundão, irão fazer teste à Covid-19, uma iniciativa em colaboração com a segurança social, e que deve estar concluída até dia 18, dia de abertura das creches, esclareceu o autarca.