UBI: Dia da Bênção de Finalistas assinalado com serenata on-line

Na data em que decorreria a Bênção dos Finalistas e das Suas Pastas na UBI, vai ter lugar uma serenata on-line, a partir das 21:30, anunciou hoje a universidade. O evento tem organização da Associação Académica e da universidade e destina-se a assinalar, simbolicamente, a conclusão dos cursos por parte dos alunos finalistas.

A serenata apresenta um programa de música maioritariamente académica. O espetáculo começa com a apresentação das seis tunas da Universidade da Beira Interior, que vão interpretar, ao mesmo tempo, a “Balada de Despedida do 5º ano Jurídico 88/89”, com a duração aproximada de três minutos.

Segue-se uma intervenção do presidente da AAUBI, Ricardo Nora, e um pequeno discurso do Reitor da UBI, António Fidalgo.

Por último, atua um grupo de fados, que tocará em livestreaming a partir da escadaria da Reitoria da UBI, composto por três elementos. O conjunto interpretará seis temas, iniciando com a canção “Covilhã Cidade Neve”, celebrizada por Amália Rodrigues.

No comunicado a UBI vinca que “as limitações à concentração de pessoas originada pela pandemia da COVID-19 obrigam ao adiamento da “Bênção dos Finalistas”, um dos momentos comemorativos mais inesquecíveis por parte dos estudantes que concluem os seus cursos, surgindo assim um evento que representa uma homenagem e “lembrança” para os finalistas, bem como para a comunidade ubiana em geral”.