UBI está a produzir 2000 máscaras reutilizáveis para comunidade académica

O Departamento de Ciência e Tecnologia Têxtil (DCTT) da Universidade da Beira Interior (UBI) está a produzir cerca de 2000 máscaras reutilizáveis para serem utilizadas pela comunidade académica.

Certificadas pelo CITEVE com a categoria de Nível 3, as máscaras foram desenvolvidas por Rui Miguel, Madalena Pereira e Liliana Pina, docentes do departamento, e a sua confeção resulta de um plano conjunto da Reitoria e do DCTT com o objetivo de garantir a adequada proteção à comunidade da UBI.

Os equipamentos “satisfazem os requisitos mínimos dos Critérios de Aceitação, tanto no design, como no material têxtil utilizado”, descreve a UBI. São feitas em malha interlock 100% algodão produzida pela Tintex, do Norte do país. A vida útil expectável é de 25 lavagens sem que a malha sofra danos ou alterações significativas. A lavagem, após cada utilização, deve ser feita usando um ciclo normal, completo, a 60°C com detergente.

Os produtos estão a ser feitos por uma equipa de técnicos composta por José Machado, Eduardo Jorge, Lucinda Matias, Apolinária Gaspar, Manuela Esteves, Felisbela Rodrigues e Isabel Fernandes.