Hoje assinala-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data instituída em 2014 pela Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de homenagear todos os doadores de sangue e consciencializar os não-doadores sobre a importância da dádiva que salva vidas.
Na Covilhã, o Grupo Humanitário de Dadores de Sangue aproveita a data para “agradecer a todos os dadores do grupo as dádivas e o altruísmo”.
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, hoje homenageia em Fátima todos os dadores e apela à doação de sangue para reforçar as reservas no período que antecede as férias de verão, lembrando que a pandemia impede a recolha em unidades móveis.
A Federação lembra que doar sangue “pode ser feito com toda a segurança” durante a pandemia de covid-19 e que, neste período que antecede as férias de verão, reforçar as reservas de sangue “é fundamental”.
“Este ano, mais do que nunca, precisamos de todos os dadores pois devido à pandemia as universidades e empresas que até aqui organizavam recolhas de sangue, não podem fazê-lo e as unidades móveis não podem circular”, lembra o presidente da federação, Alberto Mota, citado em comunicado.
Recordar que a próxima data para recolha de sangue na Covilhã é dia 18 de junho.