Governo cria linha de crédito de 20 milhões de euros para regiões afetadas pelo mau tempo

O Ministério da Agricultura vai abrir uma linha de crédito bonificada de 20 milhões de euros para dar apoio aos prejuízos causados pelo mau tempo registados no fim do mês de maio, anunciou o Governo em comunicado.

O executivo pretende também prestar apoios nos tratamentos de pomares e vinhas “mediante protocolos a celebrar com os municípios  que se manifestem interessados”, descreve no documento, acrescentando que está a ser avaliada a possibilidade de abertura de uma medida, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, para reduzir ou prevenir o impacto de catástrofes naturais ou fenómenos climáticos adversos, através da instalação de equipamentos de prevenção como redes de granizo.

Na terça-feira, em reunião da Comissão de Acompanhamento do Sistema de Seguros Agrícolas, foi debatida a possibilidade de abertura de seguros a novos riscos e culturas e de redução do valor do prejuízo mínimo indemnizável. Foi também debatida a reavaliação das franquias e tarifas, apólices uniformes, a possibilidade de se discriminarem positivamente os seguros para agricultores que adotem medidas de prevenção e a avaliação da viabilidade do alargamento dos seguros a pragas e doenças de plantas e animais.

Conforme indicou o ministério liderado por Maria do Céu Albuquerque, em estudo encontra-se a possibilidade de cobertura de pomares com painéis fotovoltaicos, permitindo minimizar os prejuízos decorrentes da queda de granizo ou gelo, bem como produzir energia.