“Estórias” sobre o Teatro Cine contadas em livro, imagem e vídeo

Os cerca de 40 testemunhos que a Câmara Municipal da Covilhã recolheu com “Estórias” do Teatro Cine vão dar lugar a uma publicação, revelou esta sexta-feira a vereadora com o pelouro da cultura no município.

O projeto denominado “Teatro Cine da Covilhã – A casa”, está a desenvolver um livro, uma exposição fotográfica do edifício antes das obras e um documentário vídeo com os testemunhos recolhidos, especificou a autarca.

Para Regina Gouveia trata-se de “registar as memórias do teatro de gente que teve experiências interessantes naquela sala, como ter ali conhecido o marido, ou ter tido ali as primeiras experiências artísticas”, realçou.

O grande objetivo é “assegurar que este património imaterial, tão importante no contexto municipal, não se perca”, sustentou ainda a vereadora.

Para além do livro e da exposição fotográfica, da autoria de Augusto Brázio, que acontecerá aquando da inauguração do espaço, estarão também disponíveis os depoimentos em vídeo “porque há emoções que não se transmitem de outra forma”, frisou Regina Gouveia.

Referir que não há ainda datas para o lançamento da publicação ou das exposições, uma vez que estarão dependentes do fim das obras, disse ainda Regina Gouveia, que falava aos jornalistas no final da reunião do executivo, esta sexta-feira, em que foi aprovada a formalização de uma parceria entre a autarquia e os promotores deste projeto.