Idanha-a-Nova já apoiou 70 operações às cataratas

Um novo grupo de 12 munícipes do concelho de Idanha-a-Nova realizou durante a semana passada cirurgias gratuitas às cataratas, anunciou a Câmara Municipal.

Segundo explica a autarquia, esta ação está inserida na parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento local, “que já permitiu operar às cataratas mais de 70 pessoas do concelho”, vinca a CMI.

“Apesar da situação epidemiológica atual era importante avançar com a realização das cirurgias às cataratas previstas para este ano. Para garantirmos todas as condições de segurança, os utentes intervencionados foram previamente submetidos a testes de despiste ao Covid-19, que deram negativo”, adianta o presidente.

Armindo Jacinto considera que estas cirurgias “são fundamentais para as pessoas recuperarem a visão e, assim, terem melhor qualidade de vida. Sobretudo tratando-se de pessoas idosas que já deram tanto de si ao concelho e merecem o nosso maior reconhecimento”.

O processo cumpriu os devidos critérios de seleção de utentes, contando com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica dos mesmos, tendo sempre em consideração os casos de justificado apoio social.

A iniciativa “é para continuar e não tem, efetivamente, custos para os utentes”. A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova assume 50% dos encargos e os restantes 50% são suportados pela Fundação Álvaro Carvalho, instituição que “tem sido determinante no acesso a especialidades médicas no interior de Portugal”.