Covilhã: Welcome Center vai ter “nova vida” com investimento privado

No Welcome Center da Covilhã, e terrenos adjacentes, vai nascer um empreendimento “inovador”, num conceito diferente de turismo e lazer na área da saúde, descreveu Vítor Pereira na Assembleia Municipal da Covilhã.

Trata-se de um investimento privado, do Natura Glamping na Serra da Gardunha, para “dinamizar um espaço que até aqui não tinha grande utilidade, uma vez que estava à saída e não à chegada da cidade”, disse o autarca.

Segundo o presidente irá “criar alguns postos de trabalho”, garantindo que logo que “possa divulgar os pormenores” o projeto “voltará à assembleia para conhecimento dos eleitos”.

Esta terça-feira foi dado o primeiro passo para a sua concretização com a desafetação dos terrenos adjacentes aos Welcome Center para esse fim.

Na discussão deste ponto, apenas o CDS se manifestou contra, “não pelo investimento, que é válido e pode ser interessante”, mas porque só há esta necessidade pois “uma autarquia votou aquele local ao abandono”, sustentou João Lopes Bernardo.

As restantes bancadas elogiaram o projeto e registaram com agrado o “investimento no concelho e criação de postos de trabalho”, salientou António João Rodrigues do movimento De Novo Covilhã, sugerindo que seja “balizada no tempo a construção das duas fases do empreendimento e uma data explícita para a conclusão das obras”

O PSD também elogiou o investimento, considerando que “se for bem feito é importante para a Covilhã”, mas questionou o porquê de “não haver concurso público, quais os valores da concessão e o porquê de se desafetar o terreno inteiro e não só o edifício”.

O PCP apenas levanta dúvidas quanto ao local escolhido para o investimento principalmente “em termos urbanísticos”, questionando a Câmara “se não havia outro local para o instalar”.

O presidente de Câmara explica que “o Welcome Center não entra na concessão”, sustentando que o empresário irá “substituir-se à câmara na promoção turística” a partir daquele local, “acabando com o mono” que ali existe.