Eletromecânica da UBI recebe acreditação máxima

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior acreditou o 1.º Ciclo em Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior pelo período máximo de seis anos, o máximo previsto por lei. “Esta avaliação foi atribuída de forma incondicional, depois da análise dos relatórios de autoavaliação, visita às instalações e reuniões com docentes, estudantes, antigos alunos e empregadores”, anuncia a UBI.

“Os destaques do relatório vão para os elogios ao corpo docente com qualificações académicas adequadas, experiência e atividade científica organizada nas áreas do curso, e numa melhoria muito significativa nos meios laboratoriais”, destaca o diretor do curso, Luís Pires, citado em nota de imprensa, acrescentando que “os cursos de Engenharia Eletromecânica (de 1.º e 2.º ciclos) da UBI são únicos no ensino universitário português e seguem as melhores práticas de universidades europeias”.

O relatório conclui ainda que o ciclo de estudos cumpre os requisitos legais relativamente ao acesso e ingresso, número de créditos, distribuição temporal das Unidades Curriculares bem como os requisitos respeitantes à adequação do corpo docente.

Os meios humanos – administrativos e técnicos – são os suficientes e é sublinhado o aumento na procura do curso por parte de estudantes do sexo feminino.

O elevado estatuto alcançado por esta Licenciatura do Departamento de Engenharia Eletromecânica pode ainda inferir-se pela grande procura que tem registado da parte de alunos nacionais e internacionais.

Segundo a universidade, o curso apresenta uma elevada empregabilidade, registando, em 2019, um índice de empregabilidade de 98,7%.

Os candidatos através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior têm à disposição 30 vagas, podendo concorrer com as provas de ingresso de Física e Química e de Matemática A.