New Hand Lab vai receber investimento de 380 mil euros. “Um exemplo de turismo industrial”

O New Hand Lab assinou, esta manhã, o protocolo de apoio com o Turismo Portugal relativo à sua candidatura ao programa Valorizar. O protocolo representa um investimento total de cerca 380 mil euros “para impulsionar e criar condições para desenvolver o turismo na região”, disse Francisco Afonso, mentor do New Hand Lab, em declarações à margem do evento.

Dos 380 mil euros de investimento total, 240 mil euros representam um investimento a fundo perdido, com os quais o New Hand Lab tenciona “criar mais condições para os eventos, nomeadamente a nível dos auditórios e visitas guiadas”, explicou Francisco Afonso. “Vamos criar estruturas para pessoas adaptadas e uma parte de ligação com a ribeira da carpinteira”, disse o mentor, explicando que este valor contempla também a instalação de “áudio-guias”.

Na sessão esteve presente a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. “O objetivo do programa Valorizar é desenvolver projetos âncora em territórios do interior para criar novas dinâmicas turísticas”, explicou a governante, salientando que “em 2020 o programa ganhou uma nova oportunidade”. “Este ano estamos a conseguir aquilo que não conseguimos num passado recente, colocar o turista nos territórios de baixa densidade”, justificou Rita Marques.

A secretária de Estado considera o New Hand Lab “um exemplo do turismo industrial”. “É um projeto que temos vindo a acompanhar e que satisfaz muitas das nossas curiosidades”, disse, acrescentando que “o New Hand Lab associa o turismo industrial com o cultural, e o turismo faz-se com boas parcerias”.

O New Hand Lab já está a receber visitantes, e Francisco Afonso explica que “tem visitas programadas para todos os dias, apesar das limitações”.