11º Festival ContraDança promove 14 espetáculos em 3 municípios

Covilhã, Gouveia e Fornos de Algodres são os municípios que vão receber espetáculos no âmbito do “ContraDança – Festival de dança e movimento contemporâneo”, organizado pela companhia covilhanense ASTA, foi ontem anunciado em conferência de imprensa.

Na Covilhã os espetáculos irão decorrer na Escola do Teixoso e no New Hand Lab.

Nos três municípios serão apresentados um total de 14 espetáculos, de várias disciplinas artísticas, desde novo circo até marionetas, num festival com um orçamento de 66 mil euros.

Um programa “abrangente e diversificado” classificou Sérgio Novo, Diretor Artístico da ASTA, frisando que, tal como em anos anteriores, “há nesta edição de 2020 pluralidade a nível de áreas artísticas”.

O responsável destaca a “descentralização” que continua a existir no festival, vincando que o objetivo é “continuar a produzir arte para dar às pessoas algo que lhes falta, como foi provado com o festival Portas do Sol, que é usufruírem de coisas diferentes no campo cultural e artístico”, explicou.

No encontro com os jornalistas a vereadora da cultura, na Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, destacou a descentralização do festival como uma mais-valia para o concelho, afirmando que “quando a ASTA vai, a Covilhã também vai”.

Sobre o programa do festival a autarca mostrou-se “orgulhosa pelo conteúdo”, referindo que “é interessante a diversidade e a inclusão que mostra, promovendo também artistas emergentes”.

Regina Gouveia destaca ainda as pontes que o certame faz com áreas como a educação, afirmando que “iniciativas que fazem pontes entre a educação, ação social e cultura, como é o caso, merecem apreço à partida”.

Na apresentação do festival aos jornalistas participou também o vereador da cultura, da Câmara Municipal de Gouveia que explicou que “estas iniciativas se enquadram na oferta cultural” que aquele município pretende, frisando que aposta na “diversidade e no que surpreende” o público como é o caso.

José Nuno Santos deu o festival Contradança como exemplo, defendendo que “o futuro e a atratividade destes territórios passa por esta itinerância cultural”.

O festival começa já manhã (dia 25), com a apresentação de 2 espetáculos na escola do Teixoso, segue depois para Fornos de Algodres onde a 28 de setembro serão apresentados 3 espetáculos.

Em Gouveia, o festival tem apresentações para 15, 16 e 17 de outubro e na Covilhã, de 27 a 31 de outubro irão decorrer 6 espetáculos, todos no New Hand Lab.

Programa completo aqui.