JSD entrega no parlamento prioridades do programa “Agora, o Interior!”

Uma comitiva da JSD distrital composta pelo presidente Hugo Lopes e pelos Vice-Presidentes, João Diogo e Mário Pereira, e pelo Secretário-Geral, Miguel Barroso, entregou às deputadas Cláudia André (Castelo Branco) e Isabel Lopes (Bragança) um documento contendo as prioridades do seu projeto político “Agora, o Interior!”, que desejam ver discutidas no Parlamento, anuncia a JSD em nota de imprensa.

Segundo o documento, foram entregues as “propostas para a Educação e Ciência, a Floresta e Ambiente, a Reorganização do Território e Floresta, bem como a Saúde em territórios de baixa densidade”.

Na área da edução “o subfinanciamento crónico do IPCB e da UBI”, foram tema de destaque na reunião, sugerindo “a possibilidade de apresentação de orçamentos plurianuais, que possibilitam um planeamento mais consistente”.

No caso da UBI, foram também “analisados os problemas com os programas +Superior e Retomar, a crise decorrente da redução de camas obrigatória em virtude da pandemia (-200/250 camas num total de 808 e em contexto de anterior carência no alojamento, com uma faculdade sem serviço de alojamento próximo), a falta de apoio aos Serviços de Ação Social, que aumentaram a sua despesa em contexto de quebra de receita, e cuja Associação Académica se encontra prejudicada em 117.000,00€ pelo Programa de Apoio Estudantil do IPDJ”, descreve a nota.

As portagens “que são um entrave ao desenvolvimento da região”, e a “conclusão do IC6 e IC31”, o “alargamento do desconto jovem na CP até aos 30 anos”, são outras das reivindicações dos jovens social-democratas.

A instalação da rede 5G foi classificada como “uma oportunidade para o interior do país”, e o modelo de eleição das CCDR, a reforma do sistema político, a reorganização do território e a dualidade entre distritos e CIM foram temas também discutidos, além do ambiente e poluição e dos problemas inerentes à rede de cuidados de saúde da região.