CHUCB assinala Dia Mundial da Segurança do Doente

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) associou-se à Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar, no passado dia 17, o Dia Mundial da Segurança do Doente.

“Segurança do Profissional de Saúde: Uma prioridade para a Segurança do Doente”, foi o tema escolhido pela OMS para a campanha mundial alusiva ao dia.

No caso do CHUCB a data foi assinalada com a colaboração dos Gestores de Risco que promoveram “uma iniciativa de sensibilização, que visou alertar para a importância da implementação e manutenção de simples gestos e atitudes rotineiras, capazes de proteger o profissional de saúde e, consequentemente, promover a segurança do doente, envergando para o efeito, ao longo do dia, t-shirts com frases alusivas à temática da Segurança do Doente.

Ali podia ler-se, entre outras, Higienizar as mãos frequentemente; Verificar na pulseira o seu nome e a sua data de nascimento; Evitar tocar na máscara enquanto está a usá-la; Não partilhar os objetos ou comida; Manter o distanciamento social; Tossir e espirrar sem tirar a máscara; A máscara deve ser colocada de forma a proteger o nariz e a boca e Antes de guardar a máscara, embrulhe-a num lenço de papel.

Com esta iniciativa, o CHUCB afirma a importância da segurança do doente e incentiva os profissionais no seu compromisso com esta causa, que é de todos, explica em nota de imprensa.