UBI: Mestrado em Jornalismo acreditado “de forma incondicional”

O Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior recebeu a acreditação máxima de 6 anos de “forma incondicional” por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, anuncia a academia no seu site.

Segundo a UBI, o curso, que integra a oferta formativa da Faculdade de Artes e Letras, junta “a reflexão académica acerca do jornalismo com uma forte componente prática”.

“As plataformas online com o jornal Urbi@Orbi, a rádio RUBI e a televisão TUBI são prova disso”, salienta o diretor do curso, José Ricardo Carvalheiro, destacando a capacidade de formar profissionais para “todos os meios” de comunicação. Os alunos têm ainda a oportunidade de ganhar experiência de redação em meios de comunicação a nível nacional ou até internacional, através da realização de estágios.

O jornalismo regional e de proximidade é uma vertente que “tem sido reforçada”, descreve ainda a universidade, salientando que “existem parcerias com órgãos locais e foi criada uma disciplina, chamada Laboratório de Inovação em Media Regionais, com uma componente experimental, que procura aspetos jornalisticamente inovadores, mas também modelos de negócio”.

“Nos últimos anos, estes estudantes têm preenchido entre um quarto e um terço das vagas. Além destes, tem havido uma boa quota-parte de estudantes vindo de outras escolas e também profissionais já experientes, do Brasil, de Angola e da Beira Interior, que procuram aprofundar conhecimentos e investir na investigação científica”, conclui o diretor do Mestrado.