Covilhã: Trabalhadores da Covibus transitam para novo operador de transportes

Os trabalhadores da Covibus chegaram a acordo com o novo prestador de transportes urbanos na Covilhã, a empresa Transdev, foi hoje anunciado por José Miguel Oliveira. “Um acordo importante” disse o vereador à Rádio Clube da Covilhã, vincando que “de outra forma seria difícil haver continuidade” no serviço prestado à população.

Ontem os motoristas reclamaram os seus direitos laborais numa paralisação espontânea frente à CMC que mediou as negociações, junto com representantes sindicais.

José Miguel Oliveira refere que “salvaguardaram-.se os direitos dos trabalhadores e a sua continuidade no novo operador” o que é de salientar em tempos difíceis como os que atravessam.

O vereador realça que o município, “depois de os ouvir e de ver o que estava em causa”, mediou as negociações e conseguiu-se um acordo que “é benéfico para os trabalhadores e para a população. Salienta que hoje já há um novo operador a trabalhar assegurando os transportes urbanos como era habitual.

Segundo as declarações do responsável em entrevista à Rádio Clube da Covilhã, por trás deste acordo está “uma negociação árdua e atempada”. Realça que “desde a primeira hora o município falou com os trabalhadores da Covibus” e verificou que o anterior operador “não quis assegurar as suas obrigações”. Nas negociações posteriores com o novo operador, a Transdev, foi possível chegar a um entendimento.

Recorde-se que está a decorrer o concurso internacional para a concessão do sistema de mobilidade da Covilhã, no valor de 8 milhões de euros para 10 anos. Foi publicado no Diário da República a 24 de abril.

Para além dos serviços de transporte, o plano inclui estacionamento à superfície e subterrâneo, (300 lugares à superfície e 700 em silos) mobilidade suave com bicicletas e trotinetas, serviço de elevadores e funicular.

Recorde-se que até ao dia 6 de setembro a utilização dos transportes públicas é gratuita, pois a Câmara Municipal da Covilhã suspendeu o pagamento das tarifas.