Banda da Covilhã: 150 anos celebrados com concertos, CD, livro e monumento aos músicos

Um concerto de gala, o lançamento de um livro sobre a história da associação, a gravação do primeiro CD, um monumento aos músicos no miradouro do Jardim Público da cidade, são algumas das atividades previstas para assinalar os 150 anos de história da Banda da Covilhã, foi ontem anunciado.

José Eduardo Cavaco, presidente da direção, disse que estas celebrações pretendem levar a refletir sobre “o que é hoje a banda, o que foi e qual o seu futuro”.

Na conferência de imprensa explicou ainda que a banda está a comemorar 150 anos de história, que está deviamente documentada, e 76 anos da sua reorganização e de atividade ininterrupta.

Por estar a assinalar as duas efemérides muitas das atividades irão acontecer entre 29 de novembro e 1 de dezembro, (a reorganização foi a 1 de dezembro de 1944). Assim, a 29 de novembro o programa começa com a sessão solene às 15:00 seguindo-se, às 16:00, o concerto de gala pela banda. Iniciativas que estão prevista para o grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

No concerto serão apresentadas, em estreia mundial, o hino da banda e a marcha dos 150 anos, obras compostas pelo maestro Carlos Almeida.

No dia 1 de dezembro após a romagem ao cemitério, as comemorações centram-se na sede da banda e aí irá decorrer um porto de honra e o tradicional partir do bolo.

Para além destas iniciativas, ao longo de 2021, haverá outras enquadradas ainda nas celebrações desta efeméride, nomeadamente, um encontro de músicos, que juntará cerca de 600, no âmbito da Covilhã Capital da Filarmonia que terá lugar em junho.

Também nessa altura a banda pretende organizar um evento que envolve “outras 100 coletividades da cidade”, mas cujos pormenores não são ainda revelados.

Ainda durante o próximo ano, sem data marcada, uma vez que está ainda em projeto, será colocado um “monumento aos músicos, no miradouro do Jardim Público” foi também anunciado por José Eduardo Cavaco.

O presidente da banda explica que será uma Lira que emitirá som quando tocada pelo vento. “Um monumento de grandes dimensões explicou”, frisando que está a ser elaborado por um gabinete de arquitetura.

Inserido ainda nestas comemorações será gravado o primeiro CD da Banda da Covilhã, no final do mês de janeiro e lançado o livro com a história da banda que está a ser escrito por Maria Mosa, musica da banda e mestre em musicologia.

A comissão de honra destas celebrações, que integra mais de 40 personalidades com relevo nacional, regional, local e da própria banda, é presidida por Marcelo rebelo de Sousa, Presidente da República e integra entre outros, as ministras da cultura e da coesão territorial, o presidente de Câmara, da Assembleia Municipal da Covilhã e UF Covilhã e Canhoso. Os deputados eleitos pelo circulo eleitoral de Castelo Branco e lideres de organismos como a CCDRC, Direção Regional da Cultura, Confederação Portuguesa de  Coletividades de Cultura Recreio e Desporto, Confederação Musical Portuguesa, Fundação Inatel Covilhã, PSP e GNR Covilhã, BVC, atual e 3 ex-reitores da UBI, Rotary Clube da Covilhã, Bispo da Guarda, pároco da freguesia e arcipreste, e ainda os sócios horários e beneméritos da Banda da Covilhã bem como outros elementos ligados à coletividade.