“1 em cada 5 crianças vivem na pobreza apesar dos pais trabalharem”

“Apesar de trabalharem, um em cada 10 portugueses vive na pobreza e, mais gritante ainda, uma em cada 5 crianças no nosso país são pobres porque aos seus pais é negado um salário digno”. Dados divulgados por Isabel Camarinha, Secretária Geral da CGTP-IN durante a conferência “A Covilhã do Trabalho”, que decorreu no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde no sábado.

Para a sindicalista “o aumento geral dos salários é fundamental para que os trabalhadores possam aceder a bens e serviços de que estão privados”, vincando que é preciso “combater as desigualdades” o que só se consegue com aumentos.

Isabel Camarinha frisa que só assim se “dinamiza a economia” e se “consegue mais emprego”.

A sindicalista frisou ainda que “tal exigência é mais urgente para esta região, pois tem um dos mais baixos rendimentos per capita do país”.

“É possível, necessário e urgente” o aumento dos salários, com enfoque no salário mínimo, defendeu Isabel Camarinha, vincando que “é preciso uma lei do trabalho que proteja de facto os trabalhadores”. A dirigente frisa ainda que “a revogação das normas da legislação que permitem e fomentam a precariedade” é outro passo importante a exigir ao governo.