Mutualista Covilhanense reabre centro de dia

O Centro de Dia da Mutualista Covilhanense, reinicia a sua atividade na próxima quinta-feira, 22 de outubro, em instalações externas à associação, “como medida preventiva e de salvaguarda da saúde e bem-estar dos seniores das diferentes valências que, constituem um grupo particularmente vulnerável para a Covid-19” informa a Mutualista em nota de imprensa.

O espaço escolhido foi o rés-do-chão de um edifício pertencente ao Grupo Recreativo Vitória de Santo António, localizado no bairro de Santo António. O objetivo foi manter as duas valências, Lar e centro de dia, em locais separados, vinca a instituição.

Nelson Silva, presidente da direção, citado no documento, afirma que “esta é a melhor solução para o pleno funcionamento das duas” ficando a trabalhar “separadas até ao fim da atual situação pandémica”, sublinhando que se “trata de uma medida preventiva”.

O dirigente afirma ainda que, apesar da segunda vaga da pandemia, “a reabertura do Centro de Dia é fundamental, pela importância que tem ao nível do bem-estar social e físico-motor dos seus utentes, mas também pela particular relevância que assume para os seus familiares e cuidadores, tendo em conta as realidades sociais que o envelhecimento apresenta e as rotinas laborais e escolares, sobretudo nos casos de maior dependência”, diz ainda.

A instituição explica que começou a trabalhar esta solução a 15 de agosto e agora, “após avaliação prévia da Segurança Social e da autoridade de saúde local”, tem “aval positivo para avançar com a instalação provisória do Centro de Dia em Santo António”.

O espaço do Grupo Recreativo de Santo António tem um salão, com área de 282 m2, com casas de banho, copa, cozinha de apoio e acesso a mobilidade condicionada independente pelo exterior.

O Centro de Dia da Mutualista Covilhanense tem uma capacidade de 36 utentes. A Associação tem ainda 40 em lar e cerca de 60 na resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário. Com o fecho do seu Centro de Dia em março, passou a prestar serviços ao domicílio a perto de 100 seniores. Para responder à situação pandémica e à reabertura do Centro de Dia, a Mutualista Covilhanense reforçou as suas equipas com 11 funcionários. No total, tem atualmente cerca de 60 funcionários.