Covid-19: Cova da Beira com 578 ativos e 11 óbitos. ACES apela ao cumprimento de medidas

Segundo confirmação do ACES Cova da Beira, neste território há “à data de hoje, um total de 578 infetados ativos, 285 curados e 11 óbitos, estando em vigilâncias sobreativas, realizadas pelos médicos e enfermeiros de família, 758 utentes (casos positivos e utentes com sintomas), em vigilâncias ativas estão 888 utentes (casos positivos sem sintomas ou contactos de casos positivos de alto risco) e em vigilância passiva, “realizadas igualmente pelas equipas de saúde pública”, 19 utentes (contactos com casos positivos de baixo risco).

Na sua página oficial o ACES Cova da Beira frisa que no último mês a região da Cova da Beira atingiu o valor mais elevado da região Centro em número de novos casos, nomeadamente 584,84 por 100 mil habitantes, seguido da ULS da Guarda com 584,72 e do Baixo Vouga com 429,08 casos por 100 mil habitantes, sendo ainda uma das mais elevadas do país.

Segundo os dados que conseguimos apurar, que pecam por defeito, no concelho de Belmonte existem pelo menos 150 casos ativos e 34 curados. No município da Covilhã são 197 ativos e 140 recuperados. Já no Fundão, são agora 207 ativos, 72 curados.

Face a esta situação epidemiológica exponencial, as equipas de saúde pública e de saúde familiar, para além de toda a sua atividade assistencial, têm efetuado vigilâncias até á presente data a 15.702 utentes, de um total de 873 infetados, sendo as restantes efetuadas aos seus contactantes e/ou conviventes.

Perante este crescente número de novos casos, agravada pelas características da população da Cova da Beira, a qual, com base no Plano Local de Saúde, apresenta um índice de envelhecimento de 253.5, muito superior à região Centro (194.3) e Continente (158.3), o ACES CB solicita a toda a comunidade a sua colaboração ativa no seguimento das medidas preventivas amplamente divulgadas, afim, de todos juntos, em articulação com o CHUCB, autarquias, proteção civil, forças de segurança e diferentes entidades, se consiga ultrapassar esta pandemia.

Pode consultar o mapa epidemiológico AQUI.