Covid-19: Covilhã regista mais 16 casos. Hoje inicia-se a proibição de circular entre concelhos

Esta sexta-feira a autoridade local de saúde confirma mais 16 infetados no concelho da Covilhã, que atinge os 380 casos ativos de Covid-19.

Há um total de 387 recuperados, mais 8 que ontem, enquanto que o total de óbitos se mantém em 6. No concelho já foram infetadas, desde o início da pandemia, 773 pessoas.

Recordar que a circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23:00 de hoje e as 05:00 de quarta-feira, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado devido à pandemia de covid-19.

De acordo com o decreto do Governo que regulamenta a aplicação do novo estado de emergência, só “por motivos de saúde ou por outros motivos de urgência imperiosa”, se pode circular entre concelhos.

No decreto estão estabelecidas 10 exceções à proibição de circulação entre concelhos de Portugal continental, nomeadamente as deslocações para desempenho de funções profissionais com declaração emitida pela entidade empregadora ou pelo próprio, no caso de trabalhadores independentes e empresários em nome individual.

Os profissionais de saúde e trabalhadores de instituições de saúde e de apoio social, os professores e pessoal não docente dos estabelecimentos escolares, os agentes de proteção civil, as forças de segurança, os militares e os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) não necessitam de declaração da entidade empregadora para circular.

A proibição voltará a aplicar-se novamente entre as 23:00 de 04 de dezembro e as 23:59 de 08 de dezembro.