“A Covilhã Antiga e o seu Património” de leitura obrigatória para melhor conhecer a cidade

O livro “A Covilhã Antiga e o seu Património”, dos autores António dos Santos Pereira e Maria da Graça Vicente, foi ontem apresentado no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho. A cerimónia devia ter acontecido no âmbito das celebrações dos 150 anos de elevação da Covilhã a cidade mas teve que ser adiada.

António dos Santos Pereira afirmou que foi desafiado a escrever “A Covilhã Antiga e o seu Património” para assinalar os 150 anos da elevação da Covilhã a cidade. Apesar de ter pensado abordar a “cronologia completa, desde a idade média até à Contemporaneidade, não foi possível” e por isso está prometido um segundo volume.

O co-autor do livro reiterou que a obra permite que se fique a conhecer melhor a história da Covilhã. “Vai consolidar todo o fio de desenvolvimento da Covilhã, designadamente a esfera da industrialização, desde a primeira Real Fábrica, até à segunda Fabrica dita Pombalina”, frisou.

António dos Santos Pereira revelou que o maior desafio foi “fazer a história em tão pouco tempo. Comecei em janeiro até agora, sendo que estão ali mais de 500 páginas, quer dizer que trabalhei de dia e de noite para conseguir produzir a obra em tempo oportuno”.

Com o livro pretende-se incentivar e cultivar o gosto pela leitura e pela história da cidade, fazendo com que chegue a todos os covilhanenses mas também aos futuros turistas.

De acordo com a nota de imprensa “a obra permitirá ao leitor adquirir e aprofundar conhecimentos sobre as Idades Média e Moderna, como moldaram e afetaram a cidade, incluindo factos e informações relativos ao período dos Descobrimentos”.

Para o Presidente do Município, Vítor Pereira, “a grandeza da história da Covilhã merecia uma investigação e uma recolha de dados rigorosa e exaustiva, como a que podemos encontrar nesta obra. “A Covilhã Antiga e o Seus Património” constitui-se como importante fonte de saber e conhecimento para todos os habitantes do Concelho. Em nome dos Covilhanenses, quero agradecer o trabalho destes prestigiados autores nesta obra magnífica, que vem enriquecer o nosso património histórico e cultural”, disse durante o lançamento do livro.