Está de regresso o “maior presépio natural do país” no Sabugal

A Câmara Municipal do Sabugal recria, uma vez mais, “o maior presépio natural do país na cidade do Sabugal”, revela o município na sua plataforma. Ao contrário do que acontecia nas outras edições, o presépio terá lugar no Largo do Castelo, disponível aos visitantes a partir do dia 9 de dezembro até 7 de janeiro.

“A decisão da organização desta iniciativa assumiu uma especial importância este ano, pelas contingências que todos conhecemos. Celebrar a quadra natalícia com a força das nossas tradições, incutindo valores de partilha, de compaixão e de esperança fazem mais sentido este ano do que nunca”, refere António Robalo, Presidente da Câmara do Sabugal, citado na plataforma.

O Presépio do Sabugal que é construído à escala normal e ocupa mais de mil metros quadrados atrai “à cidade largas centenas de visitantes todos os anos, registando uma média anual de 50 mil visitas”.

Para a construção do presépio são utilizadas “toneladas de elementos naturais para transmitir uma perceção tão real quanto possível, oferecendo uma experiência imersiva imperdível. Tornou-se um espaço identitário do ponto de vista cultural do Sabugal apresentando-se ao público como um ponto de interesse a visitar, a par dos monumentos, museus, castelos ou postos de turismo”, frisa o município.

Esta oitava edição do Presépio do Sabugal acontece em contexto de pandemia e, por esse motivo, a Câmara do Sabugal garante que serão cumpridas as normas impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS) para a proteção da comunidade.

“A organização desta exposição ao ar livre estabeleceu um plano de contingência com entradas e circulação controladas. Criou um sistema de vigilância pelo cumprimento de todas as normas em vigor para garantir a segurança dos visitantes, como sejam o acesso limitado e organizado ao local, medida das temperaturas, a desinfeção das mãos, o uso obrigatório de máscara facial e a distância mínima de segurança de dois metros”, acrescenta a autarquia.