Miguel de Castro é o novo juiz presidente. José Avelino “cumpriu a missão com gosto”

O Conselho Superior da Magistratura nomeou, no dia 3 de novembro, os 18 novos juízes para presidirem aos Tribunais Judiciais de Comarca, e Miguel Mauro Fernandes de Castro é o nomeado para presidente da Comarca de Castelo Branco, sucedendo a José Avelino Gonçalves, que ocupou o cargo nos últimos seis anos.

O Juiz Presidente recorda que o cargo que assumiu em 2014 “foi muito difícil de início”, uma vez que veio “organizar uma nova estrutura judiciária”. “Estava tudo por fazer”, recorda o Juiz. José Avelino frisa que a Comarca foi alargada “era uma nova comarca, maior e as pessoas também não estavam ligadas”, afirma. Segundo explica havia “realidades distintas na Covilhã, Fundão e Castelo Branco, com formas diferentes de trabalhar” que esta nova orgânica veio juntar e por a trabalhar em conjunto.

Um trabalho desafiante “de que gostou muito” refere ainda José Avelino Gonçalves, afirmando que “passado quase sete anos está na hora dar o lugar a gente mais nova e com novas ideias”.

José Avelino Gonçalves vai assumir funções como Juiz Desembargador na Relação de Coimbra, “lugar que me pertence”, frisa, depois de concluir a comissão de serviço a 31 de dezembro.

Na Covilhã esteve durante 23 anos, primeiro como Juiz de Círculo, e, “na hora da despedida” tece os mais rasgados elogios à cidade. “Quando cheguei a minha filha mais velha era bebé e a mais nova nasceu aqui, como cidade vim parar a um lugar com gente fantástica e este é o melhor sitio para criar os filhos”, destaca.

O novo presidente inicia funções no dia 1 de janeiro de 2021. Miguel Mauro Fernandes de Castro é o atual coordenador no Juízo Central de Trabalho da Comarca da Guarda, iniciou carreira na magistratura em 1986 e exerceu funções na Relação de Coimbra.