“Natal com Arte”: CMC tenciona entregar 2mil refeições na consoada

Aldeia “Natal com Arte”, a Casinha do Pai Natal, a exposição de presépios, o Mercadinho de Natal, os vários concertos solidários e o lançamento do livro “Expressões da Cidade”, são os destaques do “Natal com Arte” 2020 que a Câmara Municipal da Covilhã, apresentou ontem em conferência de imprensa. Este ano adaptado à situação pandémica e sob a ressalva de que pode sofrer alterações a qualquer momento, disse o Presidente da Câmara, Vitor Pereira.

Inserida no “Natal com Arte” está uma campanha que consistirá na oferta de um livro a todos aqueles que fizerem compras superiores a 75 ou 150 euros numa loja de comércio tradicional do Concelho. Mediante essa compra irá ser entregue um talão, devidamente carimbado pela entidade vendedora, que deverá ser apresentado na Casinha do Pai Natal para poder levantar o livro.

O Presidente da Câmara referiu que esta campanha é uma forma de estimular a ida dos covilhanenses e/ou visitantes ao comércio tradicional e de o manter vivo.

Vitor Pereira contou que à semelhança do que foi feito na Páscoa, vão ser entregues Ceias de Natal às famílias mais carenciadas e estimam dar mais de duas mil refeições. A iniciativa será complementada pela distribuição de Vales Solidários de Natal, destinados à aquisição de bens essenciais no comércio tradicional.

O autarca, revelou ainda aos jornalistas, que as iluminações de natal são ligadas mais cedo, já na próxima sexta-feira e que no sábado a RFM irá percorrer as várias artérias da cidade com um Camião de Natal. A iniciativa, que terá início às 10h da manhã e irá terminar às 13h, vai ser conduzida pelos radialistas Paulo Fragoso e Ana Colaço.

A vereadora, Regina Gouveia, vincou que “não podiam desistir de ter a arte associada ao Natal”, uma vez que, as “pessoas estão ainda mais carentes de arte” e mais “carentes daquilo que lhes pode compensar alguma ansiedade, algum sentimento depressivo devido ao que temos vivido”.

A vereadora afirmou que o maior desafio em realizar o programa do “Natal com Arte” 2020 esteve estreitamente ligado à pandemia de covid-19 e à imprevisibilidade constante. Frisou, ainda, que retiraram do programa outras iniciativas, mas acreditam que este “está restringido de maneira a que seja muito exequível”.

O Natal com Arte 2020 irá decorrer de 1 de dezembro a 6 de janeiro e terá como recinto próprio a Praça do Município, mas ao longo do mês terá várias iniciativas a decorrer na Biblioteca Municipal, no Edifício dos Paços do Concelho e Igreja da Misericórdia.