UBI: Sondagem para o Conselho Geral gera descontentamento em todos os candidatos

Os três candidatos ao Conselho Geral da Universidade da Beira Interior insurgiram-se ontem nas suas páginas de campanha no facebook por causa de uma sondagem criada pela empresa Eurosondagem.

Segundo os comunicados dos três candidatos vários elementos da UBI terão recebido, nas últimas horas, um contacto telefónico com o intuito de apurar o seu sentido de voto nas eleições para o Conselho Geral por parte da empresa Eurosondagem.

Os lideres de projeto das diferentes listas demarcam-se assim desta sondagem tendo a Lista C – “A Nossa UBI 2030”, de Abel Gomes, afirmado que “não só nada tem a ver com a referida sondagem como condena veementemente uma eventual utilização abusiva de uma lista de contactos protegida pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)”.

A Lista A – “UBI com Futuro”, de Ana Paula Duarte, reitera que se distanciam “liminarmente destes factos e exige o apuramento das responsabilidades que permitiram o acesso, por parte de empresas alheias à UBI, a dados pessoais necessariamente coligidos e conservados pela universidade enquanto nossa entidade empregadora”.

Por outro lado, a Lista B – “Movimento SERVIR (+) UBI”, de Mário Raposo, disse desconhecer “como foram obtidos os contactos privados dos inquiridos” e que “a empresa de sondagens se recusa a identificar os promotores”. Acrescentam ainda que nada têm que ver com a iniciativa e mantêm-se focados “na apresentação do seu projeto à comunidade Ubiana”.

Recordar que a eleição para o Conselho Geral da Universidade se realiza no dia 18 deste mês.