Covid-19: Lar da Misericórdia da Covilhã com 49 infetados

Subiu para 49 o total de infetados no Lar da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, confirmou à RCC o provedor da instituição.

Neto Freire explica que há um total de 42 utentes infetados, 10 deles já na ala considerada “amarela”, local para onde são transferidos depois de “já não terem sintomas e pelo tempo passado poderem já ter alta”, ficando a aguardar a confirmação de que são negativos.

Para além desta ala a santa casa tem mais duas distintas, uma destinada aos positivos e outra aos casos negativos.

A instituição tem também 7 funcionários que testaram positivo, alguns deles já “em fase final de recuperação e prestes a regressar ao serviço”, disse Neto Freire.

O provedor vinca que a grande preocupação da instituição é proporcionar conforto e estabilidade aos utentes, frisando que estão “sem sintomas ou com sintomas muito leves”. O responsável avança que o maior problema é a “quebra de rotina provocada pelo isolamento e a mudança de quartos”.

“Há alguns que também não percebem o porquê de estarem em isolamento quando estão sem sintomas”, explica ainda o provedor.

A ausência de contacto com a família é outro dos problemas, uma situação que a Misericórdia pretende ultrapassar já amanhã, com a entrada em funcionamento do novo sistema wifi.

A instituição instalou um novo sistema, que “chega a todos os quartos” e já tem equipamento “para amanhã iniciar o contacto com os familiares por videochamada”, avança ainda o responsável.

Neto Freire esclarece ainda que no lar estão 104 utentes, e estão afetos a este serviço 103 funcionários, número muito acima do normal, que costuma ser de 70, para fazer face a esta situação, explicando que a principal preocupação é “manter todos vivos e confortáveis, tanto na questão comida, como aquecimento e nos contatos com a família que também são fundamentais”.