Marktest: Manteigas é o concelho nacional com mais qualidade de vida

Um estudo da Marktest coloca o concelho de Manteigas no topo do rating de melhor qualidade de vida, anunciou ontem instituição. O presidente da câmara local, em entrevista à Rádio Covilhã, não esconde a satisfação com a subida do concelho em relação ao estudo do ano passado, em que Manteigas dividia o primeiro lugar e este ano surge “destacado” em primeiro.

De acordo com a empresa de estudos de mercado “uma análise do rating de qualidade de vida para a edição de 2020 permite verificar que o concelho de Manteigas é o que regista um valor mais elevado. Numa escala de 1 a 20, obtém 15.1”.

O presidente da câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, em declarações à RCC, frisou que o concelho se diferencia “pela qualidade ambiental, pela qualidade das nossas paisagens, do ar que aqui se respira e pela água pura e límpida.” Salientou também a forma “como sabemos receber aqueles que visitam Manteigas”, a capacidade de atrair turistas e investimento económico.

Com 14.8, Fronteira, ocupa a segunda posição, seguido de Castelo de Vide, com 14.4. Arronches e Corvo, ambos com 14.3, completam a lista dos 5 concelhos com maior rating de qualidade de vida em 2020.

O rating de qualidade de vida é composto por 15 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.

Os ratings concelhios são métricas criadas pela Marktest desde 2014 que pretendem dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho.