Percurso pedestre e ciclável com 760km vai percorrer o Estrela Geopark

O Estrela Geopark vai ter uma Grande Rota pedestre e ciclável que percorrerá cerca de 760 quilómetros e permitirá “a visitação e o conhecimento de quase 80 dos 124 geossítios” inventariados até ao momento, anunciou a Associação em nota de imprensa.

Segundo o documento, o início o projeto vai ter início ainda em janeiro e a sua conclusão está prevista para o outono de 2022.

A Grande Rota representa um investimento total de cerca de 250 mil euros e o financiamento é assegurado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal.

A Associação Estrela Geopark explica que a rota a criar “consiste num conjunto de percursos pedestres e cicláveis, interligados, e que, de forma integrada e complementar, permitem a visitação de uma vasta área do território do Geopark, uma grande parte dos seus geossítios (75 dos 124 geossítios inventariados) e de todas as sedes dos nove municípios que integram este território”.

A Grande Rota do Estrela Geopark irá intersetar ou coincidir parcialmente com as duas Grandes Rotas já existentes na região – a GR22 – Rota das Aldeias Históricas e a GR33 – Grande Rota do Zêzere – e com o traçado dos Caminhos de Santiago.