Programa de apoio aos lares prorrogado pelo Governo

O Governo vai prorrogar os programas de apoio para reforço de recursos humanos em estruturas de apoio a idosos em situação de surto, afirmou, ontem, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Mação.

As Brigadas de Intervenção rápidas que foram criadas “já fizeram intervenções em 231 instituições em situações de surto em que foi preciso recorrer a uma equipa externa por incapacidade de haver recursos humanos disponíveis”, afirmou Ana Mendes Godinho, citada na Agência Lusa.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social fez notar que existem 400 pessoas afetas a estas Brigadas tendo sido possível, através do programa MAREESS – Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde -, colocar, até à data, 12.250 pessoas no apoio direto às instituições.

“Sentimos a falta de recursos humanos e pretendemos reforçar as próprias instituições para que tenham meios de reação quando acontecem os surtos pelo que decidimos” prorrogar o programa MAREESS, “porque sabemos que são momentos difíceis, momentos críticos” e “avançámos também com um programa de gestão de surtos”, disse Ana Mendes Godinho, citada na mesma agência noticiosa.

Em outubro passaram a estar disponíveis 18 Brigadas de Intervenção rápida para lares de idosos, uma por distrito e sob a gestão da Cruz Vermelha Portuguesa, compostas por 339 profissionais, maioritariamente auxiliares, mas também profissionais de saúde, com o objetivo de travar rapidamente os surtos.

No mês de novembro os dados do Governo indicavam que um terço das mortes por covid-19 em Portugal tinham acontecido em lares de idosos.


Foto: Associação ACEGIS